Para descontrair

HUMOR NEGRO DA ENDOMETRIOSE :)
Existem algumas "Pérolas" soltas por médicos, alguns se dizem até especialistas em endometriose (será?). É cada uma que seria cômico se não fosse trágico! São exatamente esses médicos que enganam as portadoras, que quando vêem uma mulher com endometriose enxergam 2 cifrões no lugar dos olhos.
 
 
Vamos as Pérolas:
 
Na consulta para retirar os pontos da cirurgia a paciente pergunta: "Doutora a Senhora gravou minha cirurgia?". Médica: "Ah... não tinha gravador, mas eu filmei pelo meu celular 
Detalhe: como ela fez isso? Enfiou o celular no adomem? Pode ser que ela tenha gravado por fora também, talvez a médica se apegou a paciente queria uma recordação.
 
Um médico bem "conceituado", mas que é um charlatão para não dizer coisa pior, antes da cirurgia falei: "Dr. Mxxx vou querer a gravação da cirurgia" e ele me respondeu: "Tudo bem, leva dois DVD's virgens que gravo para você" (P.S: ele operava toda semana no hospital onde fiz a cirurgia). Chego lá o aparelho nem entrada para DVD tem. É uma espécie de HD externo. 
Fazendo cirurgia toda semana no mesmo hospital, com a mesma aparelhagem e a mesma equipe, ele não sabia que o aparelho não tinha entrada para DVD? E o que aconteceu? Até hoje a paciente espera pela gravação da cirurgia!
 
Paciente: "Dra. estou sentindo dor na relação, tenho muita cólica".
Médica: "Vamos fazer exame de toque" 
Paciente: "Aí Dra... Dói muito aí"
Médica: "Você pode ter HPV, precisamos de biopsia" (Marido no consultório comigo, 7 anos de casada na época. Ok, fiz o danado do exame quase morri de tanta dor)
Paciente: "Dra, não pode ser endometriose? Pode ser, mas traz este resultado primeiro. 
(Levando o resultado tudo ok) Médica: "Mês que vem se sentir cólica volta aqui para fazer biópsia novamente do local."
Nem a paciente lembrando que poderia ser endometriose ela não se mancou!!! Ahhhh... uma dose generosa de Semancol
 
 
Antes da cirurgia: 
Só qualidades: Atenção, cuidado, interesse pelo caso.
Depois:
Paciente: "Dr. como foi a cirurgia?"
Medico: (Silêncio)
Paciente: "Dr: agora posso tentar engravidar?"
Médico: (Silêncio)
Paciente: ?????
Médico: "Vamos tirar os pontos?!"
Paciente: "Sim..."
Acho que depois de tanta conversa quis deixar uma lembrança no meu corpo: Um ponto para inflamar! Depois descobrir que ele não fez nada!
Pergunta que fica no ar: Será que esse médico estava com fone de ouvido?
 
 
"Na primeira cirurgia da endo, que eu fiz, uma médica disse que o que eu operei não era endo, era mioma, dá para acreditar? Na hora fiquei com medo, depois que meu médico chegou contei para ele, ele riu muito, mas tentou saber quem era essa médica...é mole?" 
Será que miomas são parecidos com endometriose ou endometrioma? 

Paciente: "Dra. sinto cólicas incapacitantes quando menstruo."

Médica: "Vamos fazer preventivo", durante o exame ela faz a observação- "vou te fazer uma biopsia de urgência mas pelos meus anos de experiências você tem HPV. Por acaso mocinha anda tendo relação sem cuidados?" 
Sai do consultório sangrando, passei mais de 15 dias sofrendo esperando o resultado pra olhar pra cara da individua e ver o negativo. E ainda escutar- "Então essas cólicas devem ser stress!"
Quem sabe a endometriose também seja por causa do estresse né?! A infertilidade também pode ser estresse... tudo é o estresse! Fala sério!
 
 
Paciente: "Dr. estou sentindo dor quando faço xixi e quando tenho relações."
Médico: Fez o toque e disse: "Você está com acidez no útero."
Acidez no útero!? Deve ser uso indiscriminado de AC de Limão...
 
 
Depois de uma Ultrassonografia com preparo intestinal o médico achou um monte de focos e aderências, chamou meu marido e disse: "Amigo abra uma champanhe, sua esposa esta ótima, essa dor é normal." Ficou eu e meu marido olhando um para cara do outro com cara de palhaços. Ainda bem que meu marido não acreditou. 
Talvez ele tenha "curado" a paciente com Photoshop né?! Ah e claro... um brinde a esse médico!
 
 
"Thais tem uma médica boa aqui na cidade, ela tem endometriose, vai lá quem sabe ela não entende do assunto." Fui eu toda cheia de esperança, contei meu caso, perguntei se eu não precisava fazer cirurgia, ela disse, sem me examinar, sem nada: "Menina, não posso fazer nada, sua endometriose é virada no raio da China". Saí de lá chorando.
Entendi direito?! Raio da China? Ela também deve ter vindo da China né?
 
 
A primeira gineco que me disse que eu tinha endometriose, foi bem clara, ela falou:
Medica: "Luciana, seu Ca 125 deu alterado, você deve ter endometriose, mas não se preocupe, isto é muito comum, você não terá qualquer problema para engravidar."
Eu: "Sei, mas não tenho que fazer outro exame, tratar?" (Eu ainda não sabia o que era endometriose)
Médica: "Não precisa não. Isto vai passar, enquanto você não quiser engravidar, basta tomar um AC. Este é um AC contínuo, mas você pode tomar fazendo a pausa. Vai pra casa e fica tranquila!"
A médica só esqueceu de completar a frase: "Sua endometriose vai passar: de algo leve para pior, mas não se preocupe!"
Ela podia ter dito também que Papai Noel existe e que na próxima Páscoa o coelhinho vai vim visitar!
 
Fui em uma médica que se dizia especialista em endometriose. Beleza! Ela fez um correto exame de toque e finalmente me pediu uma ultrassonografia com preparo intestinal. Pensei: "Puxa, finalmente encontrei a médica".
Ao ver os exames, sem cerimônia nenhuma, ela disse:
- "Pelo que estou vendo aqui você vai precisar de uma colostomia!"
 E eu: " Hã?! Como assim?"
 Ela: "Você tem endometriose profunda no intestino, provavelmente vai sair da cirurgia com uma colostomia, mas não se preocupe porque depois de três meses dá para reverter!"


 
Fui ao Pronto Socorro por causa das dores e comentei que tenho endometriose com a enfermeira que estava medicando e tive que ouvir isso:
"Você tem endometriose? Ah! Eu tenho uma prima que teve! Mas, ela conseguiu engravidar super fácil. A dica é ficar 30 minutos com almofadas embaixo do bumbum depois da relação, é ba-ta-ta! Tenta e depois vem aqui me contar!" (Detalhe: nem consegui dar uma resposta prá ela, me mantive imóvel na cadeira, porque qualquer movimento que eu fizesse corria o risco de dar um belo tabefe na cara dela! Ódio....)

 
 
Quando eu cheguei no pronto socorro com dor e disse ao médico de plantão que eu tenho endometriose ele me olhou e disse: como você sabe? só acreditou depois que viu as cicatrizes das cirurgias. pode?
Talvez ele pensou que o diagnóstico se deu por um sonho... ops! pesadelo

Depois do diagnóstico o médico disse: "Sinceramente eu não sei mais o que fazer, tudo o que eu sabia eu já fiz e não entendo o que é isso que está acontecendo dentro da sua barriguinha." Foi exatamente assim que ele falou, saí do consultório sem rumo, sem indicação de um especialista, sabendo pouco ou quase nada sobre a doença e a minha peregrinação por um outro médico começou.

Fui ao PS com dor imensa de endo nos nervos e a enfermeira ao me ver perguntou o que era, eu disse que era endometriose, ela me olhou espantada e disse: "É tipo cólica de rim?" Eu sem ânimo para explicar só respondi: "Não!".
"É tipo cólica de rim?" Essa é clássica! Todas que foram no PS ou falaram que era cólica de endo ouviram isso... Não! Não é tipo cólica de rim! É cólica de ENDOMETRIOSE!
 
Fui ao pronto socorro com sintoma: dor no tórax. Então falei tudo que estava sentindo ao médico, ele me pergunta: "Tosse, febre?". Respondo: "Não Dr. mas tenho endometriose no diafragma e não sei se este é o motivo." Ele responde com riso no rosto: "Hã?! Menina, mas endometriose não é aí não". Eu disse Dr. é também porque eu tenho!"
Ahhh... vamos dar a esse médico vários vídeos de endometriose no Diafragma, na pele, nos nervos. Aliás conheço várias pessoas que nunca assistiram uma aula se quer de medicina sabe mais que ele! 
 
Ôôô... Dr. do Pronto Socorro tá ai a fotinha pra você ver tá?! Não precisa agradecer!


 
Edição: Lívia Lorenzini Lazarini 
Publicação: Endometriose Brasil
Todos depoimentos foram retirados do Grupo Endometriose Brasil no Facebook.
 
Nossos Agradecimentos a todas que participaram enviando seus relados! 
Sua história não está aqui? Conte para nós nos comentários!