E se o plano de saúde negar a cirurgia?

Imaginemos a seguinte situação: Você paga por um plano de saúde por anos, e quando menos se espera precisa de uma cirurgia. Você vai até o Plano entrega o pedido da cirurgia e para sua surpresa o pedido é negado, ou apenas autorizado alguns procedimentos, ou ainda é negado materiais extremamente necessários para a realização da cirurgia. Não se assuste! Isso acontece e com mais frequência do que podemos imaginar.

Vamos deixar claro que todo plano de saúde é OBRIGADO a autorizar a realização de cirurgia de endometriose profunda (muito comum ser negada!) caso a paciente tenha cumprido a carência. É obrigado também a fornecer todos os materiais descartáveis (muitos negam todos os materiais e os valores deles são bem altos!) que o médico julgar necessário para a realização da mesma.

Não perca seu tempo e paciência discutindo com o plano, eles não merecem tanta atenção, afinal estão pouco se lixando para a sua saúde e bem estar, o que eles visam é lucro. E lucro alto! É claro que devem ter lucros, afinal são empresas e o que mais queremos é que eles continuem firmes no mercado. Porém o que também queremos é que sejam HONESTOS, trabalhem de acordo com a lei e as regulamentações governamentais. É preciso também que paguem valores justos aos médicos e as equipes, pois por incrível que pareça médicos também comem, pagam impostos, tem famílias, estudam, e com os valores que os planos andam pagando pelos procedimentos cirúrgicos fica impossível realizar um bom trabalho.

Jamais permita que o plano de saúde troque o médico para realizar a cirurgia, desconfie sempre de qualquer atitude como esta, pode ser que o seu plano esteja te "empurrando" para um profissional não qualificado para realizar tal procedimento. No Espírito santo existem poucos profissionais qualificados para realizar uma cirurgia de endometriose profunda, mas isso é um assunto para outro post.

 

O que devo fazer?
O primeiro passo é procurar um advogado, seria ótimo um advogado especialista em planos ou seguros de saúde. Cada advogado trabalha de uma forma, mas o mais adequado é o advogado cobrar do seu plano de saúde as despesas que você teve com os honorários, afinal se o plano tivesse autorizado a cirurgia voce não estaria precisando de advogado. Você vai precisar do pedido de cirurgia negado e mais outras informações que o advogado vai pedir.

O advogado vai entrar com um pedido de liminar e de danos morais no fórum de sua cidade, o despacho sai em pouco tempo, já que se trata de saúde, costuma não demorar mais do que 15 dias. Você mesmo pode pegar o despacho no fórum e (ter o imenso prazer!) entregar no plano de saúde... ai você curte bastante esse momento! Posso dizer que é uma maravilhosa sensação... O Plano tem que entregar o pedido de cirurgia autorizado no mesmo dia, caso contrário paga multa (multa alta!) a você. Preste bastante atenção se todos os procedimentos, materiais, diárias e hospital pedido pelo seu médico foi autorizado. Estando tudo isso certo é só marcar a cirurgia! Alguns meses depois deve acontecer a audiência de conciliação sobre o valor que o plano deve te pagar pelos danos morais que você sofreu.


 

Texto: Lívia Lorenzini Lazarini
Publicação: Endometriose Brasil