E se o plano de saúde negar a cirurgia?

12/06/2012 19:30

Imaginemos a seguinte situação: Você paga por um plano de saúde por anos, e quando menos se espera precisa de uma cirurgia. Você vai até o Plano entrega o pedido da cirurgia e para sua surpresa o pedido é negado, ou apenas autorizado alguns procedimentos, ou ainda é negado materiais extremamente necessários para a realização da cirurgia. Não se assuste! Isso acontece e com mais frequência do que podemos imaginar.

Vamos deixar claro que todo plano de saúde é OBRIGADO a autorizar a realização de cirurgia de endometriose profunda (muito comum ser negada!) caso a paciente tenha cumprido a carência. É obrigado também a fornecer todos os materiais descartáveis (muitos negam todos os materiais e os valores deles são bem altos!) que o médico julgar necessário para a realização da mesma.

Não perca seu tempo e paciência discutindo com o plano, eles não merecem tanta atenção, afinal estão pouco se lixando para a sua saúde e bem estar, o que eles visam é lucro. E lucro alto! É claro que devem ter lucros, afinal são empresas e o que mais queremos é que eles continuem firmes no mercado. Porém o que também queremos é que sejam HONESTOS, trabalhem de acordo com a lei e as regulamentações governamentais. É preciso também que paguem valores justos aos médicos e as equipes, pois por incrível que pareça médicos também comem, pagam impostos, tem famílias, estudam, e com os valores que os planos andam pagando pelos procedimentos cirúrgicos fica impossível realizar um bom trabalho.

Jamais permita que o plano de saúde troque o médico para realizar a cirurgia, desconfie sempre de qualquer atitude como esta, pode ser que o seu plano esteja te "empurrando" para um profissional não qualificado para realizar tal procedimento. No Espírito santo existem poucos profissionais qualificados para realizar uma cirurgia de endometriose profunda, mas isso é um assunto para outro post.

 

O que devo fazer?
O primeiro passo é procurar um advogado, seria ótimo um advogado especialista em planos ou seguros de saúde. Cada advogado trabalha de uma forma, mas o mais adequado é o advogado cobrar do seu plano de saúde as despesas que você teve com os honorários, afinal se o plano tivesse autorizado a cirurgia voce não estaria precisando de advogado. Você vai precisar do pedido de cirurgia negado e mais outras informações que o advogado vai pedir.

O advogado vai entrar com um pedido de liminar e de danos morais no fórum de sua cidade, o despacho sai em pouco tempo, já que se trata de saúde, costuma não demorar mais do que 15 dias. Você mesmo pode pegar o despacho no fórum e (ter o imenso prazer!) entregar no plano de saúde... ai você curte bastante esse momento! Posso dizer que é uma maravilhosa sensação... O Plano tem que entregar o pedido de cirurgia autorizado no mesmo dia, caso contrário paga multa (multa alta!) a você. Preste bastante atenção se todos os procedimentos, materiais, diárias e hospital pedido pelo seu médico foi autorizado. Estando tudo isso certo é só marcar a cirurgia! Alguns meses depois deve acontecer a audiência de conciliação sobre o valor que o plano deve te pagar pelos danos morais que você sofreu.


 

Texto: Lívia Lorenzini Lazarini
Publicação: Endometriose Brasil

 

Comente a matéria: E se o plano de saúde negar a cirurgia?

Data: 12/04/2016

De: Fabiana Marciel

Assunto: Plano saúde

Descobri que tenho endomedriose a 1 e meio, fui levada as pressa varias vezes para hostipal com dores horrivel, depois ida e vindas para hostipal resolveram pedir um ultrasson descobriram a mostra, Tenho plano de saúde amplam, deis do começo o plano queria fazer a cirurgia (laparotomia) aberta, todas vez eu negando pois eu quero tratamento adequado com especialista e fazer cirugia adequada também videolaparoscopia menos invasiva pois não tem filhos, o médico ginecologista responsável pela plano disse que meu caso é mais indicado laparotomia, cansada de lutar contra o plano, foi para sus estou fila de espera não previsão quando vou operar, mais de 8 anos pagando o plano é agora que preciso tem que provar que cirugia no caso tem videolaparoscopia. Obs: Tenho endometriose intestino, vários focos.

Data: 10/09/2013

De: Adriana Leocadio

Assunto: Negativas dos Planos de Saúde para tratamento de endometriose

Mesmo o artigo acima sendo muito importante gostaria de ressaltar alguns pontos. Sou especialista em direito e saúde e os passos são: o advogado entra com um pedido de tutela antecipada, a mesma deverá ser fornecida em no MÁXIMO 48 horas. A ANS luta pelos direitos dos planos e não da população, vide que os dirigentes dessa agência vem das empresas de plano de saúde. Os honorários dos advogados NÃO vem do plano de saúde e sim do paciente. O plano deverá pagar tudo diretamente para os hospitais, médicos. Lutem mesmo pelo direito de vocês. Nós já conseguimos 20 decisões para mulheres no Brasil de diferentes planos de saúde, incluindo exames, implantes e em alguns casos despesas com viagens. escreva para: contato@portalsaude.org

Data: 07/01/2013

De: Cláudia Santos

Assunto: Negativa de Plano de Saúde para vídeolaparoscopia

Resolvi meu caso com o plano de saúde de forma bem rápida e descomplicada. Liguei para a ANS do hospital em que estava internada, abri um processo contra o plano de saúde e recebi a resposta por celular. A ANS é um orgão de fiscalização QUE FUNCIONA. Parece incrível falando do Brasil, mas funciona mesmo!!! Os profissionais são cordiais, rápidos e eficientes. Liguem, com certeza eles resolvem o problema.
Disque ANS 0800 701 9656.

Itens: 1 - 3 de 3

Novo comentário