Endometriose de Diafragma

12/06/2012 16:37

O diafragma é um músculo fino que separa a cavidade torácica (coração, pulmões e costelas) da cavidade abdominal e desempenha uma função importante na respiração. Durante a inalação o diafragma se contrai, aumentando assim a cavidade torácica criando uma sucção que aspira o ar no pulmão.

A maioria dos casos de endometriose envolvem a área pélvica, no entanto, a doença pode ocorrer em outras partes do corpo, chamadas de endometriose extra pélvica. Mesmo em outras localidades a doença se comporta como se estivesse na área pelve. 

Ocasionalmente a endometriose pode afetar o diafragma, porém devido a distância da área pélvica os sintomas não são associados a menstruação, portanto não mencionam aos ginecologistas dificultando o diagnóstico.

diaphragm: diafragma
liver: fígado
Lesões de endometriose no diafragma

 

Sintomas:

* Dor no ombro: são dores crônicas no ombro direito, a dor aumenta gradualmente e coincide com o período menstrual. No entanto, ao longo do tempo, pode ocorrer dor de baixo grau constante durante todo o mês. A dor pode também se espalhar para os braços e pescoço. 

* Dor no peito: Que irradia muitas vezes no lado direito.

* Dor abdominal superior.

* Dificuldade de deitar: A endometriose de diafragma pode causar dor quando deitado, o que gera graves problemas para dormir. 

* Tosse com sangue: ou expectoração com sangue. 

 

Diagnóstico:

Grande parte dos diagnósticos de endometriose de diafragma é feito durante realização de videolaparoscopia para tratamento de endometriose pélvica. Somente durante a cirurgia são visualizados os focos no diafragma.  Mas o diagnóstico pode ser obtido através de ressonância magnética.

 

Tratamento:

O tratamento vai depender do grau de lesões e sintomas, porém geralmente é necessário a realização de videolaparoscopia para retirada das lesões.

É extremamente importante procurar tratamento especializado para qualquer tipo de endometriose, no caso da endometriose de diafragma o agravamento pode levar a pneumotórax, hemotórax, e outros problemas respiratórios. 

 

Pesquisa e Edição: Lívia Lorenzini Lazarini

Publicação: Endometriose Brasil