Endometriose do Nervo Ciático

12/06/2012 16:29

O nervo ciático é o principal nervo dos membros inferiores. É ele que controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, controla também os músculos posteriores da coxa, os músculos da perna e do pé.

O nervo ciático é o mais longo do corpo humano, ele liga o hálux (dedão do pé) à região lombar.

Endometriose do nervo ciático é um caso de endometriose extra pélvica, sendo relativamente recente sua primeira descrição na medicina, em 1955.

O foco de endometriose se implanta no nervo ciático e tem o mesmo comportamento que teria se estivesse no útero: sangrando, porém neste caso sobre o nervo ciático.

 

Sintomas:

* O principal sintoma é dor no quadril e dor que irradia da nádega para a perna, sintoma que se assemelha a outras patologias do nervo ciático, como a hérnia de disco, com a diferença que no caso da endometriose do nervo ciático as dores começam pouco antes da menstruação e dura vários dias após o término do fluxo. 

* Dores nas pernas ao caminhar por longas distâncias. 

* Geralmente há uma história anterior de endometriose pélvica. 

A endometriose na região da virilha também pode ocasionar dor no quadril.
 

Diagnóstico:
Alguns diagnósticos são feitos através de exames como ressonância magnética e tomografia, porém existem alguns casos em que o diagnóstico só pode ser feito através da visualização.


Tratamento:
O tratamento geralmente é cirúrgico para remover os implantes endometriais na esperança de aliviar a dor.

Com o tempo se a endometriose do nervo ciático não for tratada pode levar dores progressivas e constantes mesmo fora do período menstrual.

A descoberta precoce é fundamental para evitar danos permanentes ao nervo ciático.

 

Revisão: Dr. Welington Alberto Balla

Pesquisa e Edição: Lívia Lorenzini Lazarini

Publicação: Endometriose Brasil