Endometriose do trato Unirário

Endometriose do trato Urinário

12/06/2012 16:56

Frequentemente vemos portadoras de endometriose com problemas urinários. Algumas relatam desconfortos leves como ardência ao urinar, outras apresentam sintomas graves de dores absurdas e retenção de urina. O diagnóstico da endometriose no trato urinário, assim como em qualquer outra parte do organismo é complicado, pois por muitas vezes a endometriose no trato urinário levam a sintomas que é confundido com a infecção urinária. Mesmo quando a paciente já sabe que é portadora de endometriose o fato de ter sintomas urinários muitas vezes é despresado pela equipe médica. O fato é que quando se chega ao diagnóstico correto geralmente a paciente se encontra em um estágio avançado da doença.


Os principais sintomas da endometriose no trato urinário são:

· Piúria (pus na urina)
· Disúria (dor ou ardor ao urinar)
· Dispareunia (dor na relação sexual)
· Dor no flanco irradiando em direção a virilha
· Hematúria (sangue na urina)
· Febre
· Sensibilidade ao redor da bexiga e/ou rins
· Freqüência urinária
· Urgência ou retenção urinária


Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de ressonância magnética, citoscopia (procedimento onde se introduz um citoscópio na uretra até a bexiga) ou videolaparoscopia.

Tratamento
O tratamento clínico com o bloqueamento da menstruação melhora os sintomas, porém assim que o tratamento é interrompido os sintomas retornam.

O tratamento mais eficaz é o cirúrgico, através da videolaparoscopia retira-se o nódulo de endometriose, em alguns casos é necessário a realização da cistectomia parcial que é a retirada de parte da bexiga, neste caso a paciente permanece sondada entre 10 e 14 dias.

Se não tratada a endometriose do trato urinário pode causar complicações sérias como: Obstrução de ureter, hidronefrose (distensão da pelve renal, que é uma parte do rim que coleta a urina filtrada pelos rins), lesões renais irreversíveis e perda permanente da função renal ou da bexiga.

 

Portanto, se você possui qualquer um dos sintomas relatados acima, principalmente durante o período menstrual, procure um médico de sua confiança, se possível um especialista em endometriose.

 
 
Abaixo link, vídeo de videolaparoscopia em paciente com formação nodular em parede de bexiga
 
 
Revisão: Dr. Welington Alberto Balla
Pesquisa e Edição: Lívia Lorenzini Lazarini
Publicação: Endometriose Brasil